A Pirotecnia das Beiras - Fogos de Artifício, Lda., ciente da sua responsabilidade no contínuo propósito de contribuir para o desenvolvimento do País, bem como na garantia de um ambiente de trabalho seguro e agradável na empresa e nos locais onde opera e no respeito pelo meio ambiente, compromete-se a aplicar práticas de gestão apoiadas nos seguintes princípios face à natureza e escala das suas atividades e serviços:

  • Garantir as necessidades e as expectativas dos Clientes, aumentando continuamente a sua satisfação em relação aos produtos fabricados e comercializados e aos serviços prestados pela Pirotecnia das Beiras;
  • Cumprir e fazer cumprir os requisitos legais aplicáveis e outros requisitos que subscreva relacionados com a gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde e Prevenção de Acidentes Graves na empresa;
  • Estabelecer objetivos e metas da Qualidade, Ambientais, de Segurança e Saúde no Trabalho e da Prevenção de Acidentes Graves, devidamente enquadrados na estratégia da Pirotecnia das Beiras;
  • Melhorar continuamente o desempenho e eficácia da Pirotecnia das Beiras, através da revisão periódica dos objetivos e metas a alcançar;
  • Informar, sensibilizar e formar os colaboradores da empresa, e outras partes interessadas, relativamente aos aspetos relevantes da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde e Prevenção de Acidentes Graves, consciencializando-os das suas responsabilidades individual e coletiva;
  • Envolver os colaboradores e outras partes interessadas na participação e consulta no âmbito da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde e Prevenção de Acidentes Graves;
  • Prevenir, controlar e monitorizar os riscos que advenham da sua atividade com vista à prevenção das lesões e afeções da saúde dos colaboradores e outras partes interessadas, bem como analisar todos os incidentes de forma a determinar as causas e propor medidas preventivas adequadas;
  • Minimizar os impactes ambientais decorrentes da atividade desenvolvida pela empresa, promovendo a prevenção da poluição através da adequada gestão dos recursos naturais e dos resíduos produzidos;
  • Promover a prevenção de acidentes graves envolvendo substâncias perigosas, bem como planear e operacionalizar uma adequada resposta a situações de emergência de forma a minimizar as consequências para a saúde humana e para o ambiente;
  • Sensibilizar, encorajar e envolver colaboradores, revendedores, fornecedores e outras partes interessadas para a adoção das melhores práticas e respeito pelos princípios e compromissos da empresa no âmbito qualidade, da preservação ambiental e da proteção da segurança e saúde de todos os envolvidos.

A Pirotecnia das Beiras situa-se em Porto da Carne e abrange uma área total de 32,6 hectares, onde se reúnem as áreas administrativa/comercial, de armazenagem, de produção e de ensaios.

As instalações da Pirotecnia das Beiras encontram-se projetadas no sentido de dar cumprimento aos exigentes e necessários requisitos previstos nos diplomas que regulamentam o setor.

Os espaços de armazenagem contam com 17 dependências onde são colocadas as matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados.

À produção estão afetas 16 dependências com espaços médios de 25m2. Estas dependências estão distribuídas de forma a garantir várias linhas de produção, com vista à otimização dos recursos.

As 33 dependências existentes estão devidamente identificadas, têm Instruções de Segurança e Instruções de Trabalho afixadas, distribuem-se de acordo com as distâncias de segurança previstas na legislação e encontram-se implantadas num terreno desnivelado, protegidas por taludes de terra compactada e vigiadas por um sistema de videovigilância em circuito fechado.

A zona de ensaios está localizada num espaço aberto, distanciado das áreas anteriores, onde é possível testar com segurança os produtos antes de entrarem em linha de produção bem como os novos produtos.

O fabrico de artigos pirotécnicos pela família Fernandes data do princípio do Século XX, 1906.
António Francisco Leonor produzia foguetes utilizados na maior parte das festas e romarias populares da zona e pelo seu labor foi condecorado com a medalha de ouro pelos Bombeiros Voluntários da Guarda em 1926.

Seguindo os passos do avô, António Francisco Fernandes alargou a produção e fundou a firma Maria de Jesus Nunes & Filhos, Lda., que ainda hoje constitui o núcleo da fábrica que foi sendo desenvolvida pelos seus descendentes, evidenciando-se a dedicação e empenho de Carlos Alberto Nunes Fernandes.

Em 2001 a firma Maria de Jesus Nunes & Filhos dá origem à Pirotecnia das Beiras – Fogos de Artifício, Lda.

No ano de 2006 assinalou-se o centenário da Pirotecnia das Beiras, evidenciando-se uma data relevante na vida da empresa, caraterizada por ser um momento de introspecção, de redefinição de estratégias e de renovação da capacidade de inovação e na procura de soluções para um consumidor cada vez mais informado e exigente. O momento exigia flexibilidade, eficácia e eficiência na venda e lançamento de produtos pirotécnicos e acima de tudo a adoção de uma rígida política de segurança em todos os aspetos relacionados. Neste sentido, a Pirotecnia das Beiras provou mais uma vez que sempre esteve ciente da realidade e que sempre se adaptou e correspondeu aos desafios que a sua atividade lhe apresentava. E é focalizada nestas ideias base que a empresa tem vindo a trabalhar ao longo dos anos até ao presente.

Carlos Alberto Nunes Fernandes tem-se revelado um grande apaixonado pela pirotecnia e um entendido na arte pirotécnica, dedicando a esta a maior parte do seu tempo. A paixão e interesse são também partilhados pela sua filha, Ana Margarida Fernandes, que desde cedo dedicou parte do seu tempo a esta atividade e que desde que assumiu o cargo de Responsável Técnica em janeiro de 2010 tem-se dedicado ao desenvolvimento e crescimento da empresa. O esforço de melhorar e ampliar as instalações da fábrica e a crescente preocupação na renovação, qualidade, segurança e diversificação da produção são evidentes no desempenho de pai e filha.

O objectivo principal da Pirotecnia das Beiras é satisfazer as necessidades dos seus clientes, tornando gratificante a atividade realizada. Como recompensa de todo este trabalho, tem sido contratada para abrilhantar grandes festas populares nacionais com os seus produtos e a nível internacional, pela exportação para Espanha.

A Pirotecnia das Beiras reúne uma vasta experiência, não só na conceção de espetáculos mas também um Know-How no que confere à produção de artigos pirotécnicos, que se tornam exclusivos para cada espetáculo. Por isso, cada espetáculo é único, no qual se reflete o desempenho de toda a equipa na criação de quadros cheios de criatividade, numa simbiose de imagem, cor, luz e som adequados.