O fabrico de artigos pirotécnicos pela família Fernandes data do princípio do Século XX, 1906.
António Francisco Leonor produzia foguetes utilizados na maior parte das festas e romarias populares da zona e pelo seu labor foi condecorado com a medalha de ouro pelos Bombeiros Voluntários da Guarda em 1926.

Seguindo os passos do avô, António Francisco Fernandes alargou a produção e fundou a firma Maria de Jesus Nunes & Filhos, Lda., que ainda hoje constitui o núcleo da fábrica que foi sendo desenvolvida pelos seus descendentes, evidenciando-se a dedicação e empenho de Carlos Alberto Nunes Fernandes.

Em 2001 a firma Maria de Jesus Nunes & Filhos dá origem à Pirotecnia das Beiras – Fogos de Artifício, Lda.

No ano de 2006 assinalou-se o centenário da Pirotecnia das Beiras, evidenciando-se uma data relevante na vida da empresa, caraterizada por ser um momento de introspecção, de redefinição de estratégias e de renovação da capacidade de inovação e na procura de soluções para um consumidor cada vez mais informado e exigente. O momento exigia flexibilidade, eficácia e eficiência na venda e lançamento de produtos pirotécnicos e acima de tudo a adoção de uma rígida política de segurança em todos os aspetos relacionados. Neste sentido, a Pirotecnia das Beiras provou mais uma vez que sempre esteve ciente da realidade e que sempre se adaptou e correspondeu aos desafios que a sua atividade lhe apresentava. E é focalizada nestas ideias base que a empresa tem vindo a trabalhar ao longo dos anos até ao presente.

Carlos Alberto Nunes Fernandes tem-se revelado um grande apaixonado pela pirotecnia e um entendido na arte pirotécnica, dedicando a esta a maior parte do seu tempo. A paixão e interesse são também partilhados pela sua filha, Ana Margarida Fernandes, que desde cedo dedicou parte do seu tempo a esta atividade e que desde que assumiu o cargo de Responsável Técnica em janeiro de 2010 tem-se dedicado ao desenvolvimento e crescimento da empresa. O esforço de melhorar e ampliar as instalações da fábrica e a crescente preocupação na renovação, qualidade, segurança e diversificação da produção são evidentes no desempenho de pai e filha.

O objectivo principal da Pirotecnia das Beiras é satisfazer as necessidades dos seus clientes, tornando gratificante a atividade realizada. Como recompensa de todo este trabalho, tem sido contratada para abrilhantar grandes festas populares nacionais com os seus produtos e a nível internacional, pela exportação para Espanha.

A Pirotecnia das Beiras reúne uma vasta experiência, não só na conceção de espetáculos mas também um Know-How no que confere à produção de artigos pirotécnicos, que se tornam exclusivos para cada espetáculo. Por isso, cada espetáculo é único, no qual se reflete o desempenho de toda a equipa na criação de quadros cheios de criatividade, numa simbiose de imagem, cor, luz e som adequados.