- Faça a aquisição de artigos pirotécnicos apenas em estabelecimentos autorizados.

- Antes de manusear qualquer artigo pirotécnico leia as instruções de segurança que se encontram na embalagem. Cumpra todas as indicações e em particular as distâncias mínimas de segurança recomendadas.

- Não lance artigos pirotécnicos que não ostentem a marcação CE. Os artigos de pirotecnia das categorias F1, F2 e F3 só podem ser utilizados e manipulados pelos consumidores, de acordo com o seu tipo e finalidade, em conformidade com as respetivas instruções de utilização constantes no seu rótulo.

- Os artigos pirotécnicos são para ser utilizados de forma responsável e cuidadosa. Em circunstância alguma deve manusear os produtos sob a influência de álcool, de estupefacientes, substâncias psicotrópicas ou produtos de efeito análogo.

- Deve ter sempre em consideração que atos e atitudes irresponsáveis podem ter consequências físicas e psicologicamente muito graves. Nunca dispare contra pessoas, animais, veículos ou edifícios.

- Deve ter consciência dos perigos associados ao manuseamento de artigos pirotécnicos tais como incêndios, explosões ou projeções.

- Ao acender o artigo pirotécnico evite o contacto físico com o mesmo e não exponha parte nenhuma do corpo na trajetória de saída do artigo.

- Em caso de falha do artigo pirotécnico não volte a acendê-lo. Espere 30 minutos e com precaução retire o artigo do local, guarde-o em local seguro e contacte o fornecedor.

- Não guarde ou transporte artigos pirotécnicos nos bolsos, especialmente os de pequena dimensão.

- Não acenda os artigos pirotécnicos em zonas de risco de incêndio em especial perto de edifícios, bombas de gasolina e espaços públicos com grande afluência de pessoas. É proibida a utilização de artigos de pirotecnia das categorias F2 e F3, salvo se autorizado pela autoridade policial do município, a menos de 50 metros de edifícios hospitalares ou similares, locais de culto religioso e de estabelecimentos de ensino, durante o seu horário de funcionamento.

- Não fume ou fogueie próximo dos artigos pirotécnicos. Não utilize os artigos pirotécnicos nas proximidades de substâncias suscetíveis de arder.

- Os produtos pirotécnicos devem ser sempre utilizados em espaços exteriores, amplos e arejados, excepto aqueles expressamente indicados para uso no interior.

- Mantenha os produtos afastados do alcance das crianças e de qualquer pessoa que possa colocar em causa a segurança de pessoas e bens.

- Depois de acender o rastilho dos artigos pirotécnicos afaste-se à distância mínima de segurança recomendada pelo fabricante.

- É proibido transportar, deter, usar, distribuir ou ser portador de artigos de pirotecnia em recintos religiosos ou outros ainda que afetos temporária ou ocasionalmente ao culto religioso com exceção dos fogos de artifício da categoria F1, em recintos desportivos ou na deslocação de ou para os mesmos aquando da realização do espetáculo desportivo, em zonas de exclusão, em estabelecimentos ou locais onde decorram reuniões, manifestações, comícios ou desfiles cívicos ou políticos, bem como em estabelecimentos ou locais de diversão, feiras e mercados.

- Conserve os artigos em local fresco, ventilado e afastados de qualquer fonte de calor, chama ou chispas ou de outras fontes de ignição. Não os exponha a temperaturas elevadas. Não submeta os artigos a movimentos bruscos, choques ou fricções.

- No fim do lançamento certifique-se que não existem resíduos que possam causar perigo para pessoas e bens. Limpe o local e recolha todos os resíduos pirotécnicos, incluindo as embalagens. Sempre que possível entregue os resíduos ao fornecedor.

- Em caso de queimadura, arrefecer imediatamente o local afetado com água abundante durante o maior tempo possível e pedir imediatamente ajuda médica.